Crescendo com nosso Relacionamento de Casal.

Por Mateus Santos.


Crescendo com nosso Relacionamento de Casal


Dentro de um relacionamento de casal existe uma dinâmica básica de crescimento que está relacionada ao equilíbrio entre Dar e Tomar.


Quando um casal inicia um relacionamento, os dois, homem e mulher estão no mesmo nível, degrau zero. Então, por exemplo, o homem dá algo bom para a mulher, com amor, portanto, sobe um degrau. Isso cria na mulher, por amor, o querer de retribuir, de compensar. E justamente por amor, ela retribui um pouco mais, então sobe um degrau. E o homem, por amor, retribui um pouco mais. E, sucessivamente isso acontece, sempre um pouco mais.


Assim, o relacionamento cresce em direção ao mais, subindo os degraus. E, quando e se for permitido, esse amor floresce.


Porém, há casos em que o homem ou a mulher faz algo de mau, isso faz com que desça um degrau. E o outro, para sentir uma compensação do mau tomado a si, faz algo mau de volta, um pouco mais, pois precisa compensar! E desce um degrau. E sucessivamente isso acontece, sempre um pouco mais, porém conduzindo ao menos. Essa dinâmica pode levar um relacionamento ao fim, ou até a emaranhamentos em relacionamentos futuros.


E quando alguém faz algo mau, por exemplo o homem, ele desce um degrau. E, se a mulher perdoá-lo simplesmente, pois ela é “boa” com ele, ela sobe um degrau. Isso, consequentemente, nessa escada do relacionamento, utilizada aqui metaforicamente, leva a um distanciamento entre o casal, pois permanece a necessidade de compensação. O “mau” abaixo e o “bom” acima.


Então, nesses casos, qual é a solução?


A solução é buscar a compensação, porém um pouco menos. Não é devolver na mesma moeda, mas algo um pouco menos. Que compense o desequilíbrio entre o Dar e Tomar, tenha força para cessar o movimento em direção ao menos, e consequentemente, se aproximem nos degraus, sem o “mau ou bom”, mas iguais. E portanto, possam reiniciar o movimento em direção ao mais, subindo e crescendo com nosso relacionamento de Casal.


•Mateus Santos


Cursos relacionados:

Saiba mais aqui: https://www.movimentosistemico.com/conflitoepaz

29 views0 comments

NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Contatos:

WhatsApp-logo-as.png